quarta-feira, 9 de março de 2011

COREGEO IFF Campos/RJ - Dez/2010



COREGEO – SE IFF CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ – 04/12;2010. 
Participantes: 
Victor- UERJ Caxias
Virna- USP
Tito- IFF
Larissa-IFF
Moacyr- IFF
Hélio- UFF
Salgado- UFF
Pedro- IFF
Denis – IFF
Kauê –USP
Jucélia –IFF
Gabriel- UFRRJ
Anderson-UFRRJ
Bruna- UFF

Renato - IFF 
 

Pautas:
  1. Informes
  2. Escola sede
  3. Comissões
  4. Estatuto
  5. EIV( estágio interdisciplinar de vivências)
  6. Próximo conselho
 
 Informes:

 UFRRJ 
18/19 de dezembro Seminário sobre Questão Agrária na UFRRJ
 Inscrições: www.neara.wordpress.com ( pré requisito para EIV) 
Com ônibus sendo disponibilizado do Centro da cidade, e a universidade disponibilizará alojamento e etc.
Contato do Neara (para o SQuA) – Thiago Sardinha (PEIXE) [UFRRJ] – 02186297187 
USP-
Distribuição pelo Kauê da Cartilha Nacional em defesa do trabalho de campo 2◦ semestre 2010
     24 estudantes da USP, assim como funcionários estão sofrendo processo de expulsão por envolverem-se na ocupação da reitoria da universidade e 2007 e da COSEAS (Coordenadoria de assistência Social) em Janeiro de 2010 reivindicando mais transparência no processo seletivo e ampliação das vagas para moradia e estrutura de permanência estudantil. Cabe ressaltar que estes estudantes estão sendo punidos individualmente e judicialmente, sem que se passe pelos trâmites internos à universidade e sem terem acesso ao processo que contra eles é movido. As punições estão embasadas em um artigo do estatuto da universidade instituído ao AI-5, que prevê punições a manifestações estudantis, perturbação da ordem e qualquer tipo de greve, de estudantes e funcionários. 
UERJ Caxias 
     Devido a necessidade de reconhecimento do curso e das imensas demandas por estrutura, os estudantes da Geografia da UERJ-FEBF decidiram por ocupar a direção, com  o objetivo central de liberação de uma sala para o laboratório de Geofísica, e de distribuição igualitária de vagas no novo concurso. Ocupação esta que foi vitoriosa, já que as principais pautas foram atendidas. O C.A também prepara a calourada unificada junto com outros cursos de Geografia do Grande Rio tendo como eixo central a questão do trabalho do campo e o convite á participação dos calouros no movimento estudantil.  Também informou sobre a ascensão de alguns grupos de direita dentro da UERJ que tiveram atitudes racistas, chegando a atacar inclusive a sede do DENEGRIR, movimento negro da Universidade.  
 

IFF- Campos 
      Passou por uma transição de gestão agora, onde nesta gestão estão inseridos novos militantes, onde com menos de um mês já obtém vitórias.
- sala do C.A ( A direção pediu, 4 meses para instalação)
- revitalização e abertura dos laboratórios
- trabalho de campo na ementa
- sucesso no ENGEO, juntamente com a antiga gestão
- sistema de crédito e renovação da grade com a participação dos estudantes
- projeto nos movimentos sociais, educação do campo, junto ao MST
      Ouve mudança de coordenador, por baixo dos panos sem participação dos alunos. - - Avaliação externa do MEC, nota 4. 
UFF – Campos 
Assim como o IFF, passa por um processo de transição de gestão na direção administrativa e na coordenação do curso de geografia. Em novembro criamos nosso centro acadêmico, o CASS (Centro Acadêmico Sebastião Salgado), formado, a princípio, por 7 representantes. Nosso foco principal é o movimento estudantil, utilizando o “Casarão” localizado ao lado da Universidade, para manifestar e divulgar os problemas que os universitários do Norte Fluminense passam, como alojamento estudantil, “bandejão”, pré-vestibular comunitário (vale ressaltar que muitos estudantes são oriundos de outras cidades com o incentivo do Reuni). Hoje realizamos eventos culturais como palestras, teatro e exibição de filmes com o Cine Pitaco para agregar à nossa causa. Dentro da Universidade há um projeto para a construção de um espaço para os CAs sem prazo definido, assim como a conclusão da obra do novo pólo. 
Próximo escola sede ( EREGEO-SE) 
     Na assembléia final do Eregeo-se Alfenas, ficou decidido que o encontro seria no estado do Rio, e que seria decidido no próximo conselho, no caso este.
     O IFF CAMPOS lança candidatura após várias reuniões feitas entre o Cageo e os demais alunos do curso, juntamente com a direção do campus.A UFRRJ também avaliou a proposta de sediar o encontro o que foi aprovado pelo D.A.G, caso o IFF não apresentasse proposta. Sendo assim a UFRRJ decide por não lançar proposta de sediar o encontro. No eregeo-se. Desse modo o IFF se demonstra preocupado com o modo como ocorrerá o encontro. A postura assumida será de não proibir nada, e sim orientar e  contar com a colaboração das outras escolas (demais cageos). Pedro, lembra que nos últimos conselhos foi feito o alerta das conscientização, mais  os encontros continuaram da mesma forma. 
     Encaminhamento feito por Pedro, Vitor e Kauê: Carta ou guia as escolas(Cageos) para informar como será feita a organização do evento, ou seja, antes do encontro para distribuição dos alunos das mesmas. Não proibindo, más sim alertando e conscientizando. A postura que o encontro tem tomado, tem fechado algumas portas pra a realização destes, e a uma certa preocupação de não ter mais onde fazer os encontros., outro encaminhamento feito pelo Vitor, que a EREG-SE utilize de comunidades em sites de relacionamentos de cursos para divulgar cartas , comunicados para a conscientização dos estudantes. Virna e Anderson, encaminham que para tentar amenizar a questão da circulação de bebida alcoólica no campus, buscar parcerias com bares do entorno para garantir opções de diversão para os estudantes fora do IFF. Kauê propôs aos estudantes da UFRRJ que participem do próximo eregeo para que conheçam o encontro, já que estes tinham declarado não entender a fundo o funcionamento da entidade. Fica então decidido por consenso das escolas presentes que o IFF-Campos será a escola sede do próximo encontro. 
     Comissões. 
     Conforme o aprovado na plenária final do ultimo EREGEO-SE , serão criadas comissões que se encarregarão da formação de um estatuto para ser aprovado do próximo encontro além de organizar interinamente o próximo encontro até que o estatuto esteja pronto e aprovado.   
     Encaminhamento de Comissões:

     As comissões, através das experiências e das demandas das escolas apresentariam nos conselhos as propostas. Os conselhos se encarregariam de tentar consensualizar propostas, estas, em seguida, seriam levadas para discussões na escola sede que trariam de volta o acúmulo.  
 

Finanças ( Pedro) Se encarregaria de administrar as finanças elegendo um tesoureiro que portaria o dinheiro numa conta específica para isso.  
     Comunicação ( Pedro) : Se encarregaria das tarefas de divulgação, e comunicação com os centroa acadêmicos sendo este um modo de chegar com informações ás escolas que não participam dos conselhos.  
     Estrutura: ( Vitor) Comissão responsável por garantir á estrutura dos encontros sendo os membros responsáveis por estar na escola sede em torno de 1 semana antes e permanecendo em torno de  1 semana após. 
     Estrutura ( Pedro) Que inspirado no encontro de Arquitetura, haja uma semana de apoio, na qual seja conferida a isenção ao estudante que participar como apoio estrutural ao
 Encontro 

Dênis – Que talvez não haja grana. 
 

     Comissão de Programação (Pri): Seria responsável pela manutenção da programação garantindo que essas ocorram de fato. Com sinalizações, viabilizando previamente os materiais necessários para a efetivação da programação do encontro, entre outros. 
Comissão de  apoio – apoio ao encontrista – acolhimento ( renato)
Responsável por mediar a relação entre as regras da universidades e as demandas dos estudantes, buscando, acolher, conscientizar e apoiar os estudantes com o objetivo de preservar a universidade e os estudantes.  
Kauê – que as escolas articulem desde já algum tipo de envolvimento do estudante com encontro visando inseri-los dentro da lógica do encontros, como uma medida auxiliativa á comissão de encontristas.
Outros: 
Vitor: que o responsável pela comissão seja sempre a escola sede 
Pedro: Encaminhou que deve-se definir o funcionamento da EREG-SE, do EREGEO-SE e dos COREGEOS ,  
Pedro: Encaminhou procurar bucar estrutura para credenciamento, através de site, da organização e da facilitação através de responsáveis.
Pedro: Encaminhou buscar parceria com os movimentos sociais inseridos no encontro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário