quinta-feira, 26 de maio de 2011

CARTA MANIFESTO!

O Centro Acadêmico de Geografia do IF-Fluminense emiti na noite desta quinta-feira (26 de maio) uma carta manifesto de fortalecimento do movimento estudantil da Geografia, como também para todos os outros estudantes de Campos/RJ.
A manifestação contra a INsegurança pública na cidade, juntamente com outros estudantes da UFF e UENF, é interrompida com os estudantes sendo agredidos verbalmente e físicamente, saindo vários feridos. Lamentável!!!

CARTA MANIFESTO

Campos dos Goytacazes 26 de maio de 2010.

            Nós, estudantes, com bandeira hasteada pela “Semana Nacional de Lutas da Geografia”, nos organizamos e marchamos pela nossa cidade, clamando por mais segurança pública. O objetivo era muito simples, uma manifestação pacífica, iríamos fechar o trânsito na Avenida Pelinca por alguns poucos minutos e logo depois iríamos liberá-lo. Faríamos isso, algumas vezes, a imprensa iria registrar, e consequentemente divulgaria nossa insatisfação com o problema já referido.
            Ora, vemos dia após dia nossos companheiros sendo assaltados, tendo que entregar seus pertences sob ameaças e em alguns casos agressões, seja moral, psicológica ou física. E diferente de nossa acuada administração publica não poderíamos ficar estáticos. De alguma forma deveríamos externar nossa indignação, e pra ser ouvido nada mais óbvio de que fazer barulho, fazer nosso grito de insatisfação ecoar pelas vias públicas e nos tornarmos o porta voz de nossa população, que apesar de sofrida se cala.
            Reunimo-nos em frente a nossa Instituição de Ensino, confeccionamos cartazes, pintamos nossos rostos e como embaixadores de todos os nossos semelhantes marchamos. Gritamos, bloqueamos o transito, erguemos nossas vozes em um coral de protesto. Um cinegrafista filmava, o trafego de carros lento, pessoas nas calçadas nos apoiavam (confirmando que nosso descontentamento é coletivo).
            Toda a manifestação ocorria como o esperado. Porém, infelizmente nem todos compreendem a magnitude de nossos ideais. E como já deve ser de conhecimento geral de todos, um empresário conhecido de nossa cidade e possuidor de recursos suficientes para ter uma segurança privada, mostrou-se avesso a nosso comportamento altruísta, e simplesmente arrancou com o carro furando nossa barreira de forma agressiva levando consigo, em uma velocidade preocupante, um de nossos companheiros, que teve a sagacidade de se agarrar ao capô do carro, e foi arrastado por dezenas de metros.
            Tememos pelo pior, corremos desesperados, gritamos e pedimos para que o motorista parasse o carro, e ele o fez. Nosso companheiro caiu do capô, levantou-se e se deparou com o empresário furioso, que chegou distribuindo gratuitamente socos e ofensas, juntamos nossas forças para apartar o tumulto, alguns de nos também foi alvejado por pontapés e socos, e não demorou muito para se descobrir que o tal empresário não estava sozinho. A policia foi alertada, o tumulto contido, as devidas queixas e B.Os foram abertos. Mas ainda resta a indignação, a sensação de que nossa luta ainda não terminou. Provamos a nós mesmos que ainda há muito a se fazer, provamos do sabor amargo da indiferença e do descaso de alguns para o bem comum.   
Mas como já dissemos nossa voz não foi silenciada, e nesta próxima segunda-feira, dia 30 de maio às 19 horas partindo de frente do IFF (antigo CEFET) mais uma vez daremos nossas mãos em prol de uma segurança pública digna, fortalecendo nossa luta contra a violência urbana e a criminalização dos movimentos sociais.

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS OS ESTUDANTES DE CAMPOS/RJ

Atenciosamente,
Centro Acadêmico de Geografia
IF-Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário