sábado, 28 de maio de 2011

Diretor da UFF Campos fala sobre manifestação

Pronunciamento do Diretor da UFF Campos no Blog do Roberto Moraes. Valeu Professores!!!

        1. Como cidadão, como professor e como dirigente da Universidade Federal Fluminense, reitero minha total solidariedade à sua postura e à do seu blog, bem como a todos os blogs ameaçados por posturas de cerceamento à liberdade de manifestação pública e democrática de opinião e de manifestação dos pontos de vista sobre assuntos de relevância pública. 

        Seu blog nunca extrapolou os limites da ética, da coerência, da liberdade e da postura democráticas, o que infelizmente não podemos dizer da grande imprensa, marcada pela parcialidade e pelo alinhamento com os poderosos de sempre e os de plantão, auto-censurados com respeito a manifestações isentas sobre assuntos de relevância pública e, não satisfeitos, voltados para censurar manifestações perfeitamente afinadas com a ética e com a liberdade de manifestação de opinião.

        2. Como cidadão, como professor e como dirigente da Universidade Federal Fluminense, informo que estive, nesta semana que se encerra, de 23 a 27 de maio, em um Congresso fora de Campos, apresentando trabalhos acadêmicos frutos das minhas pesquisas e em reunião na UFF/Niterói, só tendo retornado às minhas atividades ontem, sexta-feira, quando retornei a Campos e busquei me inteirar do incidente acontecido entre um empresário de Campos e estudantes manifestantes em defesa da segurança e da vida, direitos humanos primeiros, maiores, elementares. 

        Ao me inteirar dos fatos, estou preparando um pronunciamento público sobre o assunto na página da internet da UFF/Camposwww.proac.uff.br/campos/ . No entanto, faço um apelo, através do seu blog, aos demais dirigentes das instituições de ensino superior de Campos, públicas e não-públicas, para que se pronunciem em defesa da segurança e da vida dos nossos alunos, ameaçados pela insegurança que ronda seus trajetos diários de ida e volta entra suas residências e as escolas onde constroem seu futuro pessoal e profissional. 

        Além das manifestações individuais, conclamo os colegas a marcar uma reunião conjunta, para um encaminhamento conjunto junto às autoridades no sentido de buscar ações permanentes de proteção e segurança. As autoridade policiais e político-administrativas do município têm sido sensíveis, em meio às dificuldades de contingente, materiais e de equipamentos. Mas, temos que encontrar uma solução conjunta inovadora, que torne possível tal segurança e proteção permanentes dos nossos jovens estudantes.

Atenciosamente
José Luis Vianna da Cruz
Diretor do PUCG/UFF.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário